terça-feira, 1 de março de 2016

Aniversário do Rio de Janeiro

Perdoe-me, querida cidade, mas não lhe darei os parabéns. Também não darei parabéns aos cariocas. Foram 451 anos, muitos deles mal vividos. Há 138 anos, aproximadamente, houve uma revolta por conta do aumento dos bondes. Dom Pedro II voltou atrás, porém nada mudou em relação à qualidade do serviço. Em julho de 2014, aconteceu na cidade, o que se denominou, a Primavera Carioca. Movimento do Passe Livre, movimentos estudantis e juventude de diversos partidos políticos foram às ruas protestar contra o aumento não proporcional a qualidade do transporte. De lá pra cá o que mudou? Nada.

Praia de São Conrado, ponto logo abaixo da nova ciclovia, está imunda. Baía de Guanabara, próximo ao Museu do Amanhã, está imunda também, além de toda a sua extensão.

Por que a prefeitura precisa patrocinar o Carnaval? Será que os envolvidos não seriam capazes de buscar outros patrocinadores? Na verdade já os tem. Caso emblemático, Beija-flor de Nilópolis, que recebeu grana de um ditador de um desses países africanos, que agora não me recordo o nome, pois foi o enredo da escola naquele ano. Sou totalmente contra ao financiamento público das escolas de samba. A prefeitura tem que manter o Sambódromo, o estado tem que fornecer a segurança, mas não há uma explicação ética para dar dinheiro às escolas de samba. Deixo claro que amo o Carnaval. Adoro os desfiles. Sou portelense. Mas sou contra dar dinheiro.

Povo carioca é dos mais mal educados do planeta. Fecham cruzamento, andam feito loucos pela rua, não respeitam regras, não respeitam sinal de trânsito (motoristas e pedestres), jogam lixo onde devem, param no meio da calçada para conversar, cobram preços exorbitantes em todos os lugares, principalmente na Zona Sul (que eu odeio). Vou explicar o motivo de odiar. É bem simples: tudo caro naquela porra! Vou passear na Praia da Urca, mas na volta pra casa passo no Rio das Pedras para lanchar, pois lá, se você não tiver preconceito e tiver bom humor, comerá um crepe maravilhoso por seis reais mais maravilhosos ainda. Todos os lanches de excelente qualidade. Ou então passo na lanchonete do Jonas, na Gardênia Azul. Melhor hambúrguer. Desculpa-me TT Burguer, Comuna e cacete à quatro, o do Jonas é melhor.


"Ah mas o Rio tem praias lindas". Foda-se! São lindas e sujas. São linda é violentas. São lindas e lotadas. São lindas, mas você paga quinze reais em um guarda-sol. Não! Aqui não é a "Cidade Maravilhosa". Maravilhosa pra quem? Só se for pro Thor Batista! Pra mim é uma merda. Claro que eu acho a paisagem de alguns bairros do Rio linda. Não sou cega e nem maluca. Mas a quantidade de coisas ruins superam. Desculpem-me, mas pra mim superam. Parabéns, qualquer cidade, menos a do Rio de Janeiro. Temos que fazer por merecer o elogio. No entanto, você entra naquela porcaria do BRT e vê um monte de gente do perfil "prioridade" em pé e um bando de marmanjo, filhos da puta sentados. 



Um Rio de Janeiro que já elegeu figuras como Brizola, Marcelo Alencar, Antonny Garotinho, Antonny Garotinha, César Maia, Benedita, Eduardo Paes, Sérgio Cabral Filho e Luiz Fernando Pezão, só poderia estar na merda que se encontra. O aniversário é da cidade, mas a cidade está dentro do estado (dedução óbvia). Vocês podem dar parabéns para qualquer cidade e para qualquer cidadão, menos para esta cidade e menos para estes cidadãos. O Rio de Janeiro não continua lindo. O Rio de Janeiro continua fedendo. É como aquele mendigo gato, que fez sucesso na internet uns anos atrás. 


Há quem diga que a cidade melhorou. Pra quem só vai à Zona Sul é mole dizer isso. Vem morar aqui em Jacarepaguá pra você ver.




Nenhum comentário:

Postar um comentário